Digitais PUC-Campinas

Um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo

Exposição inédita celebra culturas nativas da África e da América

 Luís Ricardo

Conta a lenda que a África e a América eram um continente só: essa teoria é reafirmada na mostra Memória e Altar, que abre ao público pela primeira vez, a totalidade das coleções de arte africana e pré-colombiana do professor Rogério Cerqueira Leite, em exibição na galeria de arte da CPFL Cultura, em Campinas.

A exposição, inaugurada em 25 de abril, reúne mais de 400 instrumentos, artefatos, esculturas e até máscaras que mostram as origens e similaridades de várias etnias. A visitação estará aberta ao público até 25 de junho, com entrada franca.

A iniciativa é uma parceria entre a CPFL Energia e o Ministério da Cultura, que além da exibição estão promovendo também, visitas monitoradas às obras, bem como um projeto educativo que oferece conteúdos específicos para alunos e professores. A arquiteta e historiadora da arte, Renata Sunega, uma das curadoras da exposição, destaca a importância dessa mostra. “Durante muitos anos o professor Rogério foi adquirindo essas peças que resultaram numa coleção importante, elas fazem um mapeamento amplo de várias etnias da África e da América”, afirma Renata.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na coleção africana destacam-se peças de diversos países, como: Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Congo, Gabão, Senegal, Angola, Burkina Faso, Senegal, Tanzânia, Etiópia, entre outros. O conjunto permite a contemplação de objetos provenientes de vários povos indígenas como os Dan, Baolé, Anang, Yoruba, Bulu, Moba, Pende, Bantu, Pumu, Fang, Dogon e Sakuma, segundo informa a pesquisadora Renata Bittencourt, pesquisadora e gerente de Educação Cultural do Itaú Cultural.

No recorte da coleção pré-colombiana o público terá oportunidade de conhecer, através dos artefatos, os povos indígenas que viveram na América antes da chegada dos primeiros colonizadores, suas sociedades e religiões.

 O acervo foi cedido em comodato pelo professor e colecionador  à Unicamp para ser utilizado, futuramente, em projetos educacionais. Em novembro, parte dessa mostra será exposta na Pinacoteca, em São Paulo.

Editado por Monique Ribeiro

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 85 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: